quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Gilberty Glenn parte IV

Elionor sem explicações puxou-o pela mão e conduziu-o até uma porta embaixo da escada, que ele não tinha percebido antes... após esta porta seguia-se um lance de escadas, o corredor era escuro e frio. De repente velas ascenderam-se iluminado o caminho. Chegaram ao porão da Casa Cinza. Lá haviam flores, muitas flores murchas... no centro havia uma mesa com algo encoberto por um lençol branco. Sobre o que parecia ser um corpo, havia um caderno... um livro, talvez um diário.Apanhou-o e na primeira página leu: "Elionor Mirtzen."Começou a ler o que se seguia:
"1 de maio de 1858"
"É estranho.Meus pais se mudaram para esta cidade tão estranha...e me sinto muito só... as vezes, imagino como as coisas teriam sido se nós tivéssemos permanecido no campo... sinto falta meu gato... o Sr.Krezien não gosta de bichos... mas ainda assim sinto falta de Stuart..."
"4 de junho de 1858"
"O Sr. Krezien, patrão de meus pais, é um senhor muito esquisito. Ele costuma ler livros para mim... disse que quer me instruir, e que serei uma moça muito bonita. Minha mãe me chama de boneca... e diz que nem pareço ter onze anos!Há momentos em que gostaria de estar no campo novamente, lá eu me sentia livre. Esta casa é muito fria... todos parecem sem vida,principalmente o Sr, Krezien... hoje pela manhã, eu o vi saindo de uma porta embaixo da escada... o que será que ele faz lá? Acho que dá para o porão..."
Enquanto lia, Gilberty não se deu conta de que Elionor já não estava ao seu lado. Lá em baixo era muito frio, e incomodado subiu para o quarto para continuar a leitura do diário. A princípio, interessou-se pela linguagem simples e infantil de Elionor, e pensou que através dele poderia conhecer um pouco sua vida.Mas como poderia ela ter quase trinta anos agora, com a aparência de, no máximo dezesseis anos? A verdade é que em quatro anos, ele não percebera qualquer mudança física em Elionor. Devorou o diário naquela mesma noite, terminando sua leitura ao amanhecer. Chocado e perplexo, deixou-se cair sobre a cama e dormiu pesadamente. Despertou dois dias depois, com as senhoras Feldhollow e Mirtzen acompanhadas de um médico já idoso e franzino. Não conseguia entender o que lhe diziam, e um zumbido insuportável incomodava seus ouvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário